Como funciona a consulta com o ortopedista?

Médico ortopedista mostrando um modelo de coluna para uma paciente idosa. Representação de como funciona uma consulta com o ortopedista.

Quando pensamos em atendimentos médicos, é natural que algumas pessoas se sintam repletas de dúvidas ou até mesmo nervosas quando precisam visitar, pela primeira vez, o consultório de um(a) especialista, especialmente se ele(a) for da ortopedia. 

Pensando nisso, separamos o bate-papo de hoje para explicarmos a vocês, queridos(as) leitores(as), como funciona uma consulta com o ortopedista. Afinal: é preciso um preparo específico para ela? E com relação aos exames e procedimentos, algum deles deve ser feito antes do agendamento?

Bem… para saber a resposta para essas e outras perguntas, renove o café e continue conosco.

Como funciona a consulta com o ortopedista?

1. Avaliação médica

Geralmente, o paciente é instruído a chegar com alguns minutos de antecedência. Isso acontece, principalmente, porque algumas clínicas/consultórios costumam solicitar o preenchimento de alguns formulários, seja para obter dados ou para fazer uma pré-avaliação médica. 

Durante a consulta, o especialista convida o paciente a explicar o motivo pelo qual ele marcou a consulta e, depois, faz uma série de perguntas para ter uma visão geral de seu histórico médico. O objetivo, aqui, é avaliar possíveis riscos para certas doenças, ter mais assertividade no diagnóstico, determinar quais são os melhores exames para confirmá-lo e, por fim, estabelecer um tratamento eficaz. 

Por fim, pode ser que alguns testes físicos simples sejam realizados para que o médico entenda melhor o quadro como, por exemplo, pedir para que o paciente caminhe pelo consultório, agache-se, levante-se, curve-se, entre outros.      

2. Testes diagnósticos

Como já adiantamos um pouco no tópico anterior, a melhor forma de fechar um diagnóstico é solicitar alguns testes que, no caso da ortopedia, costumam ser de imagem e incluem:

  • ressonância magnética;
  • tomografias computadorizadas;
  • raios X.

O exame, por sua vez, leva apenas alguns minutos e consiste na captura de imagem da região do corpo afetada. O preparo do paciente para essa etapa “pós-consulta com o ortopedista” varia conforme o teste solicitado. 

Os resultados, por fim, costumam ser entregues ao paciente dentro de alguns dias ou, em alguns casos, ser enviado diretamente ao consultório médico. Por meio dos laudos, o ortopedista terá informações cruciais sobre a condição do paciente. 

Detalhe: vale ressaltar que, a depender do caso, o especialista pode solicitar exames laboratoriais para avaliar, por exemplo, a dosagem de cálcio e vitamina D no organismo. 

3. Retorno

Após a obtenção dos resultados, o médico ortopedista solicitará uma nova consulta para explicar ao paciente o que eles demonstraram e, é claro, discutir com ele as melhores opções de tratamento. Nesse momento, é importante que a pessoa ofereça quaisquer detalhes adicionais sobre o seu quadro e tire todas as suas dúvidas e questionamentos sobre o assunto. 

É importante lembrar que, a depender do caso, poderão ser necessárias novas consultas de acompanhamento, assim como algumas visitas extras a outros especialistas como o fisioterapeuta e até mesmo cirurgia. Por isso, evite ao máximo adiar a consulta com o ortopedista, combinado?

Gostou do conteúdo?

Viu como não há mistérios com a primeira visita ao ortopedista? No mais, para ter acesso a mais conteúdos como este, visite o nosso blog mais vezes e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)!

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais