Cuidados com a pele no verão: como manter a cútis saudável em 3 passos

Mulher sorridente aplicando protetor solar em seu rosto. Ao fundo, o mar. Representação dos cuidados com a pele no verão.

Você por acaso já reparou que, conforme o verão vai chegando, a nossa cútis começa a sofrer uma série de mudanças? Isso acontece, principalmente, porque o calor e a umidade excessiva tornam-na mais propensa a desenvolver acne, queimaduras e até mesmo alergias. Além disso, é importante reforçarmos que a pele, enquanto maior órgão do corpo humano, merece cuidados extras durante essa época do ano, especialmente no que diz respeito à hidratação e à proteção contra os raios UVA e UVB.  

Sendo assim, seja o seu empenho movido por estética, saúde ou ambos, prepare-se para encarar um guia completo de como cuidar da pele no verão e, dessa forma, aproveitá-lo com toda a segurança e diversão que ele merece!

Como o verão pode afetar a sua pele?

À medida que o clima esquenta e a umidade aumenta, a pele começa a produzir mais sebo. O óleo secretado, por sua vez, fica preso na derme (superfície), bloqueando seus poros e, consequentemente, tornando-a mais viscosa e oleosa. Um dos resultados mais comuns desse processo, por fim, é a acne. Afinal, esse acúmulo de gordura torna o ambiente propício à proliferação de bactérias, aumentando os riscos para possíveis inflamações e irritações.

No mais, apesar de os surtos de acne serem, de fato, os mais recorrentes durante o verão, não podemos nos esquecer dos danos à pele causados diretamente pelo sol. Ocorre que a exposição prolongada aos raios UVA e UVB pode não só estimular o desenvolvimento de um câncer de pele, como também causar queimaduras, manchas (especialmente o melasma), alergias e o envelhecimento precoce da cútis.

É por essas e outras que, quando o assunto envolve os ‘cuidados com a pele no verão’, o primeiro passo é entender quais são os maiores riscos que essa época do ano oferece ao nosso “cartão de visitas” e, a partir daí, descobrir as melhores formas de evitá-los. E, falando nelas, que tal avançarmos para o próximo tópico?

3 cuidados com a pele que devem ser adicionados a sua rotina em dias quentes

1. Limpeza

No verão, a cútis tende a ficar mais oleosa. Sendo assim, o primeiro passo da sua rotina de skincare em dias quentes é lavar o rosto com um sabonete facial apropriado para o seu tipo de pele. Assim, toda a sujeira da superfície será removida gentilmente. 

Lembre-se de repetir esse processo à noite, antes de se deitar. Afinal, durante o dia, a face fica exposta a inúmeros fatores que, potencialmente, podem entupir os poros e aumentar o acúmulo de sebo na superfície da pele como, por exemplo, poeira, suor, restos de maquiagem/filtro solar, entre outros. 

Por fim, caso você sinta que a limpeza precisa ser um pouco mais profunda, conte com a ajuda de tônicos faciais. Eles, além de eliminarem a sujeira que o sabonete não foi capaz de retirar, também equilibram o pH da pele e ajudam a desobstruir os poros.

Dicas extras:

  • evite lavar o rosto várias vezes ao dia com sabonete facial. Esse processo pode provocar um efeito rebote, deixando a derme ainda mais oleosa. Isso acontece porque quanto mais “seca” a cútis estiver, mais sebo ela tende a produzir para equilibrar o seu estado;
  • se você não aplicar produto algum na pele antes de dormir, preocupe-se apenas em enxaguá-la pela manhã com água fria. Assim, evita-se mais uma vez o efeito rebote;
  • jamais compre dermocosméticos sem, antes, consultar-se com o dermatologista. Afinal, somente ele saberá lhe dizer exatamente do que a sua pele precisa.   

2. Mantenha a pele hidratada

Ao contrário do que muitos pensam, uma das melhores formas de se evitar a produção excessiva de sebo é manter a cútis hidratada. Além disso, lembre-se de que a pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como qualquer outra parte do nosso organismo, precisa de bastante água para se manter em pleno funcionamento. 

Sendo assim, além de consumir 2 litros de água por dia, procure por hidratantes que atendam bem às necessidades da sua pele. Quanto mais oleosa ela for, mais leve ele deve ser, combinado? Para uma escolha mais assertiva, não deixe de tirar todas as suas dúvidas com um dermatologista.  

3. E, por fim: use protetor solar

Os raios UVA e UVB, apesar de estarem presentes o ano todo, tendem a ser mais fortes no verão. Sendo assim, é preciso poupar a pele deles por meio de um bom protetor solar. Para que ele faça o seu trabalho corretamente, o ideal é que: 

  • seu FPS (fator de proteção solar) seja acima de 30;
  • ele seja reaplicado a cada 3 horas em dias muito quentes;
  • a quantidade aplicada em todo o corpo seja boa o suficiente para garantir a sua proteção;
  • regiões muito expostas ao sol como, por exemplo, rosto, braços e pescoço, recebam ainda mais proteção por meio de bloqueadores físicos como roupas com proteção UVA/UVB, bonés/viseiras, óculos escuros. 

E aí, entendeu de uma vez por todas como cuidar da pele no verão?

Agora, um ponto importante: os cuidados com a pele, apesar de serem muito importantes também no verão, precisam ser feitos o ano inteiro, combinado?

No mais, para ter acesso a mais conteúdos como esse, fique de olho em nossas publicações nas redes sociais (Facebook e Instagram) e navegue pelo nosso blog sempre que achar necessário! Um abraço e até a próxima.

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais