Skincare básico: 5 dicas para manter os cuidados com a pele em dia

Mulher de frente para o espelho fazendo sua rotina de skincare básico. Ela está aplicando uma máscara, um dos cuidados com a pele.

Manter os cuidados com a pele em dia é essencial para preservar a saúde da derme e, claro, evitar o envelhecimento precoce. Além disso, quanto mais cedo esses cuidados começarem, maiores são as chances de manter uma cútis firme e preservada por mais tempo.

Por fim, é importante saber que, apenas por meio de uma rotina básica de skincare, já é possível conquistar tudo isso, e muito mais. Para saber quais são esses passos, e entender como adicioná-los ao seu dia a dia, continue conosco.

1. Limpeza

O passo mais importante de uma boa rotina de skincare, acredite, é a limpeza. Porém, quando feita de forma incorreta, pode se tornar um verdadeiro obstáculo para a saúde da pele.

Ocorre que, entre as pessoas que não têm muita experiência nesse assunto, o senso comum é de que a pele oleosa precisa ser limpada com frequência. Sendo assim, é muito comum que elas enxaguem o rosto de 3 a 4 vezes ao dia, e com produtos que combatem esse excesso de sebo.

Bem, aí vem o primeiro equívoco. Quanto mais se tenta remover essa “capa protetora” do rosto (ou você acha que a pele produz óleo à toa?), mais gordurosa ele tende a ficar. Isso acontece porque a derme, para tentar compensar toda essa “secura”, produz o dobro de sebo.

Esse evento é conhecido como “efeito rebote” e costuma frustrar muita gente.

É por isso que o segredo para uma cútis saudável, limpa e natural é limpá-la apenas duas vezes ao dia, uma ao se levantar, e outra antes de dormir.

A limpeza durante a noite deve ser mais pesada, pois é o momento em que você retira todas as sujeiras as quais o seu rosto ficou submetido durante o dia (poeira, suor, maquiagem, radicais livres, resto de filtro solar etc). Para tal, o melhor a se fazer é recorrer a produtos apropriados para o seu tipo de pele. Caso você ainda não saiba qual é o seu, conte com as orientações de um dermatologista.

Por fim, pela manhã, o melhor a se fazer é apenas enxaguar o rosto, aplicar uma camada generosa de filtro solar (mais uma vez, com ingredientes que sejam apropriados para o seu tipo de pele) e seguir em frente!

2. Esfoliação

Ao longo do tempo, nossa cútis tende a acumular tecido morto. Isso é completamente natural e faz parte do ciclo natural da pele. Porém, quando essa camada não é removida, a tendência é que ela obstrua os poros, favorecendo o ambiente ao desenvolvimento de cravos e espinhas.

Sendo assim, a melhor estratégia não só para evitar que isso aconteça, como também para dar à pele uma boa textura, é esfoliá-la. Isso pode ser feito por meio de produtos fabricados para tal finalidade, ou com a ajuda de receitas caseiras básicas como o bom e velho “mel com açúcar”.

No fim das contas, basta pegar um pouco de produto e, gentilmente, esfregá-lo contra a pele. Os passos seguintes dependem, geralmente, do método utilizado. No entanto, o mais comum é apenas enxaguar a mistura do rosto e seguir para a próxima etapa do skincare.

Porém, atenção: assim como a limpeza excessiva, a esfoliação frequente também provoca efeito rebote. Por isso, o melhor a se fazer é reservar essa etapa e fazê-la apenas de 15 em 15 dias.

Para saber qual é a melhor opção para o seu caso, peça pelas orientações de um dermatologista de confiança.

3. Potencialize o skincare

Para deixar a pele mais firme, bem hidratada e iluminada, é importante adicionar alguns cuidados extras à sua rotina de skincare. Aí vão alguns dos melhores, e mais simples recursos para incrementar essa etapa:

  • niacinamida (nicotinamida, ou vitamina B3): é uma ótima forma de estimular a produção de colágeno, essencial para a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, é uma excelente forma de uniformizar o tom da pele, caso você tenha algumas manchas e marcas de espinhas que lhe incomodem, e ainda ajuda a reduzir os poros, dificultando o aparecimento de cravos e espinhas.
  • ácido salicílico: um poderoso aliado a quem tem a pele oleosa, ou sofre com excesso de cravos e espinhas. Para tal, uma pequena dose de ácido salicílico pode ser útil porque essa substância tem propriedades anti-inflamatórias e esfoliantes.
  • retinol e vitamina C: excelente não só para quem deseja aumentar a produção de colágeno e elastina, mas também deixar a pele mais firme e uniforme.

Porém, atenção: antes de recorrer a quaisquer uma dessas opções, procure pela opinião de um dermatologista, combinado?

4. Hidratação

A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os demais, precisa de bastante água para funcionar corretamente. A cútis, por sua vez, também tira o máximo proveito desse nutriente, permanecendo firme, luminosa e saudável quando recebe um bom suprimento.

Sendo assim, a melhor forma de garantir hidratação à pele é, primeiramente, bebendo bastante água e, claro, cuidando da região que é mais exposta ao ambiente, que é a cútis. Para ela, uma boa dose de creme hidratante já é mais que o suficiente.

Agora, o tipo de produto utilizado vai variar de acordo com o seu tipo de pele, com as necessidades desta e, claro, dos seus objetivos. Então, para fazer a melhor escolha, peça pela ajuda de um dermatologista.

5. E, por fim: proteção solar

Por fim, mas não menos importante, é preciso poupar a pele das agressões provocadas pelo sol. Afinal, os raios UVA e UVB, além de serem potenciais catalisadores de doenças como o câncer de pele, são responsáveis pelo envelhecimento precoce da cútis, agilizando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Sendo assim, não há segredo. Basta aplicar uma quantidade generosa de protetor solar na pele e, como adendo, escolher pelo tipo que mais se encaixe no seu tipo de pele.

Gostou do texto? Para ler mais conteúdos como este, fique de olho em nosso Site e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.

Texto originalmente publicado no portal Convite à Saúde

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais