Canelite: o que é, sintomas e tratamento

Homem com roupa de corrida sentado no asfalto com as mãos na canela indicando dores na região proveniente da canelite

A canelite, também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, ou periostite tibial, é uma inflamação dos músculos, tendões e tecido ósseo ao redor da tíbia (periósteo). É caracterizada por uma dor aguda na região das canelas e geralmente afeta pessoas que praticam atividades físicas moderadas e pesadas.

Para saber tudo sobre essa condição, continue conosco.

Causas

Normalmente, a canelite acontece quando:

  • força excessiva sobre o osso da canela, tecidos e músculos que o rodeiam, sobrecarregando-os (o impacto em demasia nessa região faz com que os músculos se inchem e aumentem sua pressão contra o osso, causando dor e inflamação).
  • Ocorrem reações de estresse a fraturas ósseas (pessoas que recebem batidas constantes nas canelas, como jogadores de futebol, por exemplo, podem sofrer pequenas rachaduras nos ossos da perna. O corpo, normalmente, repara essas rachaduras com o tempo. Porém, no caso dos atletas, que treinam constantemente, essas pequenas lesões podem resultar em uma fratura completa, que é o caso da canelite).
  • mudanças bruscas na atividade física em questão (podem ser de frequência, intensidade, velocidade, duração etc).

Além disso, existem outros fatores que também contribuem para periostite tibial. São eles:

  • ter os pés chatos, ou os arcos anormalmente rígidos;
  • praticar exercícios físicos com calçados impróprios ou desgastados;
  • ter fraqueza muscular nas coxas ou nádegas;
  • correr em superfícies inclinadas ou irregulares;
  • ser atleta (principalmente de esportes que possuem paradas e partidas rápidas), dançarino ou militar.

Sintomas

O sintoma que mais caracteriza a canelite, como já explicamos no começo deste artigo, é a dor nas canelas, ao longo da borda da tíbia. Ela pode vir acompanhada, ou não, de sensibilidade e inchaço no local, sensação de dormência e fraqueza nos pés, e dores musculares.

Além disso, vale ressaltar que essa dor pode se manifestar, inclusive, quando o paciente está em repouso.

Diagnóstico

A síndrome do estresse tibial medial, normalmente, já costuma ser diagnosticada pelo ortopedista durante um exame físico. Nele, o profissional estudará o local da lesão, realizará alguns movimentos e lhe fará algumas perguntas.

Para confirmar suas suspeitas e eliminar outras condições, o médico pode ainda pedir alguns exames de imagem como o raio-x, por exemplo.

Afinal: qual é o tratamento para a canelite?

Na maioria das vezes, a periostite tibial é controlada por meio do repouso (geralmente, o tempo de inatividade costuma ser de 2 semanas). Assim, a perna tem o período que precisa para descansar.

Nesse meio tempo, é importante obedecer as seguintes recomendações:

  • manter as pernas elevadas;
  • usar compressas de gelo para reduzir o inchaço;
  • caso preciso, tomar anti-inflamatório;
  • usar bandagens de compressão elásticas;
  • massagear as canelas com um rolo de espuma;
  • se você não quiser dar uma pausa nos exercícios, converse com o médico sobre a possibilidade de praticar atividades de menor impacto como natação e caminhada, por exemplo

Apesar de MUITO raro, algumas vezes o paciente precisará de cirurgia (fasciotomia) para se recuperar da canelite. Neste procedimento, o médico realiza pequenos cortes no tecido ao redor dos músculos da panturrilha. Isso faz com que parte da dor provocada pela periostite tibial seja aliviada.

E aí, esse texto foi útil para você? Saiba que, para ficar por dentro de mais assuntos como este, é só acessar o nosso Blog sempre que quiser!

No mais, para agendar uma consulta conosco, é só entrar em contato pelo número (31) 3225-3446. Pode ligar que estamos te esperando!

Texto originalmente publicado no portal Convite à Saúde!

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais