10 cuidados que devemos ter com os olhos ao usar dispositivos eletrônicos

Mulher usando o celular na cama. Ela está olhando fixamente para a tela. Representação dos cuidados que devemos ter com os olhos ao usar dispositivos eletrônico.

À medida que o tempo foi passando, o uso constante de dispositivos eletrônicos foi crescendo e virando parte integrante das nossas vidas. Entretanto, essa exposição contínua a telas pode ter um impacto bem negativo na saúde ocular.

Dessa forma, os cuidados específicos que devemos ter com os olhos se tornam uma prioridade para quem passa muito tempo exposto a dispositivos eletrônicos, como computador, celulares, tablets e televisão.

Neste artigo, vamos dar 10 dicas de cuidados com os olhos durante o uso de equipamentos eletrônicos e além. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!

1. Pratique a regra dos 20-20-20

Essa regra é bem simples. A cada 20 minutos que passamos olhando para a tela, é bom desviar o olhar para um objeto a, pelo menos, 20 pés (6 metros, mais ou menos) de distância, por cerca de 20 segundos. Isso ajuda a diminuir a tensão ocular e previne a fadiga visual.

2. Ajuste o brilho e o contraste das telas

Quando manipular aparelhos eletrônicos, certifique-se de que a luminosidade da tela esteja ajustada de forma a deixar sua visão confortável. O contraste também deve ser configurado de forma que o texto e as imagens sejam nítidos e simples para ler, sem forçar sua vista.

3. Posicionamento adequado

Ter ergonomia durante um dia de trabalho em frente às telas é super importante para nossa saúde. Dito isso, posicione seu monitor na altura dos olhos e a uma distância de cerca de 50-70 centímetros. Isso ajuda a minimizar o esforço dos músculos oculares e evita, inclusive, inclinações ou torções no pescoço e coluna.

4. Invista em uma iluminação adequada

Essa parte parece similar à dica número 2, mas aqui estamos falando da iluminação do ambiente. Assim, mantenha uma luz ambiente adequada, principalmente ao redor da tela. Evite luzes muito fortes ou muito fracas, pois isso pode dar reflexos na tela, o que aumenta a tensão nos olhos.

5. Pisque regularmente

Pode parecer bobagem dar essa dica, porque piscamos sempre que precisamos, mas sabia que, ao usar dispositivos eletrônicos, tendemos a piscar menos frequentemente? 

Isso pode levar ao ressecamento dos olhos e trazer outros malefícios para a saúde ocular. Dessa forma, lembre-se de piscar regularmente para manter os olhos úmidos e confortáveis.

6. Use lentes de descanso

Essa dica vai para quem prefere usar lentes de contato para trabalhar usando dispositivos eletrônicos. Para reduzir o ressecamento e a irritação dos olhos, considere alternar com óculos — além disso, usar lentes especialmente projetadas para reduzir o estresse ocular também pode ser uma boa opção.

7. Use filtros de luz azul

Os dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul, que pode contribuir para a fadiga visual e afetar o seu ritmo circadiano. Considere, então, a aplicação de filtros de luz azul nas telas, para reduzir o impacto dessa luz nos olhos. Inclusive, alguns aparelhos vêm com uma espécie de filtro de tela para a noite.

8. Faça exames oculares regularmente

Uma visitinha anual ao médico não faz mal a ninguém, não é mesmo? Então, realize exames oculares regulares com um oftalmologista. Isso ajuda a identificar os problemas nos olhos precocemente e a ajustar a prescrição dos seus óculos atuais, se for preciso.

9. Mantenha-se hidratado

Essa é um clássico de todo post de dicas para melhorar a saúde em geral, não é? Pois saiba que a saúde dos olhos também depende de uma hidratação adequada. Beber água suficiente, então, ajuda a manter a umidade ocular e prevenir o ressecamento da região.

10. Descanse os olhos

Além das pausas regulares, tenha certeza que você tem tido boas noites de sono. O descanso adequado é fundamental para a saúde dos olhos e a recuperação da fadiga ocular.

O que você viu até aqui?

A tecnologia faz parte da nossa vida cotidiana, do nosso dia a dia. Por isso, cuidar da saúde dos olhos ao usar dispositivos eletrônicos é fundamental para evitar problemas a longo prazo.

Adotar práticas simples, como as que recomendamos ao longo deste post, pode fazer uma grande diferença lá na frente. Lembre-se sempre de que se prevenir é sempre o melhor caminho e adotar esses cuidados vai contribuir para sua saúde, permitindo que continue aproveitando a tecnologia sem prejudicar seus olhos.

Caso sinta um desconforto visual frequente e persistente, procure um oftalmologista para avaliação e orientação sobre o que fazer para melhorar. Gostou das nossas dicas sobre cuidados que devemos ter com os olhos? Então, aproveite sua visita e veja nosso artigo sobre o que é glaucoma, seus sintomas e tratamento!

Para acessar mais conteúdos como este, fique de olho em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e acompanhe as novas publicações do nosso blog!

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais