Ortopedista esportivo: 3 maneiras que esse profissional ajuda o esportista

Close de uma ortopedista esportista suspendendo a perna de um atleta que está sentado na maca.

Praticar exercícios regularmente oferece muitos benefícios à saúde e ao bem-estar geral do nosso corpo. Entretanto, isso também pode expor os atletas a um risco maior de lesões musculares e esqueléticas. E é aqui que entra o ortopedista esportivo.

A ortopedia esportiva é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de lesões relacionadas à prática regular de esportes.

Neste artigo, você vai ver a importância da ortopedia esportiva, destacando a sua relevância na prevenção e tratamento de lesões, bem como no retorno seguro aos esportes.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

1. Prevenção de lesões

Para permanecer praticando esportes, prevenir-se de lesões deve ser um dos pontos principais do praticante. Nesse contexto, a ortopedia aplicada aos esportes vai desempenhar um papel muito importante, ajudando os esportistas a se preparem de forma adequada e diminuir os riscos de lesões.

Os ortopedistas esportivos trabalham em colaboração direta com os atletas, orientando sobre como fazer determinados exercícios, como se aquecer, se alongar e fortalecer grupos musculares específicos para aquela modalidade que ele pratica.

Ademais, os médicos também podem fazer avaliações biomecânicas, para identificar desequilíbrios musculares ou problemas estruturais que podem aumentar o risco de lesões acontecerem.

Assim, com base nos diagnósticos, é feito um programa de treinamento personalizado para corrigir tais problemas e melhorar o desempenho atlético, diminuindo os riscos de lesões.

2. Diagnósticos e tratamentos específicos

Quando uma pessoa pratica esportes, é quase inegável que algum tipo de lesão vá acontecer, mesmo com todos os cuidados e prevenções. A gravidade das lesões, entretanto, podem ser mitigadas e foi isso que você viu no tópico anterior.

Agora, trabalhando com o cenário de alguma lesão acontecer, a ortopedia focada em esportes pode desempenhar um papel fundamental tanto no diagnóstico do problema quanto no seu tratamento.

Os ortopedistas esportivos são especialistas em identificar e lidar com uma gama diversificada de lesões musculoesqueléticas comuns em esportistas, como torções, distensões, fraturas por estresse, lesões ligamentares e síndrome do estresse tibial medial.

Por meio de exames físicos, do histórico clínico e, se necessário, exames de imagem, os ortopedistas esportivos podem obter um diagnóstico preciso, permitindo realizarem um tratamento adequado e personalizado.

Esse tratamento pode variar usando desde medidas conservadoras, como fisioterapia e reabilitação, até intervenções cirúrgicas, se for preciso. A abordagem individualizada garante que o esportista receba o tratamento mais adequado para sua lesão específica, com o objetivo de ter uma recuperação mais rápida e completa.

3. Reabilitação e acompanhamento para voltar a praticar esportes

Depois de se lesionar, a fase de reabilitação é fundamental para o esportista voltar a fazer exercícios de forma segura e eficiente. Nesse momento, a ortopedia desempenha um papel fundamental no monitoramento da reabilitação do atleta.

Aqui, o ortopedista esportivo trabalha —junto aos fisioterapeutas e outros profissionais de saúde — para desenvolver um programa de reabilitação específico para cada lesão e para cada atleta. Tudo com o objetivo de restaurar a função normal e fortalecer os músculos afetados.

Além disso, o ortopedista esportivo também tem um papel importante no acompanhamento do atleta depois da reabilitação, garantindo que ele consiga retornar às atividades esportivas.

Para isso, eles realizam avaliações funcionais e testes específicos para verificar a recuperação completa da lesão e garantir que o atleta tenha condições de retomar sua prática esportiva em segurança.

O ortopedista esportivo desempenha um papel vital na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões musculoesqueléticas relacionadas à prática esportiva.

Ao dar as devidas orientações preventivas, um diagnóstico preciso, tratamento personalizado e reabilitação adequada, o ortopedista esportivo ajuda a garantir que os atletas consigam desfrutar de uma prática esportiva segura e saudável, mitigando os riscos de lesões e facilitando seu retorno às práticas esportivas.

Se você é um atleta ou pratica esportes regularmente, considerar uma consulta com um ortopedista esportivo pode ser uma decisão inteligente para cuidar da sua saúde.

Para ler mais artigos como este, fique de olho em nosso blog e acompanhe as publicações do CMH nas redes sociais (Facebook e Instagram)!

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais