Manchas vermelhas na pele da criança: o que fazer?

Bebê com manchas vermelhas na pele do rosto

Manchas vermelhas na pele associadas à coceira, pápulas ou bolhas e até mesmo febre costumam ser muito assustadoras! Esse quadro é chamado de rash cutâneo ou exantema e pode ter várias causas.
Na maioria das vezes, representam doenças benignas, que melhoram após alguns dias. Porém, a criança deve ser sempre avaliada pelo pediatra para afastar diagnósticos mais graves.

Para conhecer um pouco sobre as doenças exantemáticas da infância (causas, sintomas e tratamentos), continue conosco.

Agora, se quiser saber TUDO MESMO e decifrar de uma vez o que causou as manchas vermelhas, leia o guia completo:

EXANTEMA: guia para decifrar as manchas vermelhas no corpo da criança.

O que é, de fato, um rash cutâneo?

Também conhecido como exantema ou erupção cutânea, o rash é caracterizado pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele. Elas podem vir acompanhadas de pápulas (bolinhas), máculas (manchas vermelhas), vesículas (bolhas), pústulas (supurações com pus) e crostas (casquinhas).

Os exantemas são classificados em maculopapulares, quando apresentam máculas e pápulas, e em pápulo-vesiculosos, quando as lesões evoluem para vesículas e crostas.
As alterações da pele costumam coçar bastante e o quadro é geralmente acompanhado de febre.

Causas do exantema

São várias as causas do rash cutâneo. As principais são:

Catapora ou Varicela

A catapora é uma infecção viral extremamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. Seus sintomas são febre, dor de cabeça, sintomas respiratórios tipo resfriado e manchas vermelhas na pele, que se distribuem por todo o corpo e coçam muito.

O paciente apresenta máculas, pápulas, bolhas e crostas nas áreas afetadas. O quadro geralmente é benigno e dura em torno de 1 a 2 semanas.

Para saber mais sobre a catapora leia:
Catapora: o que é, sintomas e como lidar com ela

Sarampo

O sarampo é uma doença virótica grave, altamente contagiosa e potencialmente fatal.

O quadro se inicia com febre, tosse, coriza (nariz escorrendo) e dor de garganta. Podem surgir pontos brancos na mucosa bucal (manchas de Koplik). O exantema maculopapular surge 4 a 6 dias depois.

A doença pode ser prevenida por meio da vacinação. Não existe tratamento específico, mas é recomendada a administração de vitamina A em algumas crianças.

Saiba mais sobre o sarampo aqui:
Sarampo: o que é, sintomas e tratamento
Sarampo: a doença toma força no Brasil
Vacinação contra o sarampo

Mononucleose (doença do beijo)

A mononucleose é uma virose provocada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). É mais comum entre crianças e adolescentes e sua transmissão se dá por meio da saliva contaminada (tosse, espirro, beijo, objetos contaminados).

Os principais sintomas são febre alta, fadiga intensa, perda de apetite, dor de garganta, aumento de linfonodos no pescoço e rash cutâneo. O exantema é mais frequente nos pacientes tratados equivocadamente com antibióticos.

Não existe tratamento específico. Os sintomas podem ser amenizados por meio de hidratação, analgésicos, antitérmicos e repouso.

Saiba mais sobre a mononucleose aqui:
Mononucleose: a doença do beijo

Rubéola

A rubéola é uma virose altamente contagiosa, mais comum em crianças. Apesar de ser uma doença benigna,ela merece atenção pela sua capacidade de provocar sequelas no feto, quando adquirida durante a gestação.

Os principais sinais e sintomas são febre baixa, dor de garganta, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo, que duram de 2 a 7 dias.

Não há tratamento específico, mas os sintomas podem ser aliviados com analgésicos e antitérmicos.

Exantema súbito ou Roséola

A roséola é uma infecção provocada por dois vírus da família herpes (herpesvírus-6 e herpesvírus-7). É mais frequente em crianças, dos 3 e 6 anos de idade.

Os sinais e sintomas principais são: febre alta acompanhada de perda de apetite e irritabilidade. Após 3 a 5 dias, a febre desaparece e surge o exantema maculopapular.

O exantema súbito é uma doença benigna e de curta duração. O alívio dos sintomas é feito por meio de repouso, hidratação, analgésicos e antitérmicos.

Eritema infeccioso

O eritema infeccioso é uma virose provocada pelo Parvovírus B19. Ela ocorre especialmente em crianças na idade escolar.

Seus principais sintomas são febre baixa, dor no corpo e coriza (nariz escorrendo). As manchas vermelhas na pele surgem inicialmente nas bochechas e se assemelham a “bofetadas”. No segundo dia, o exantema se espalha pelo corpo. Quando as manchas começam a sumir, adquirem um aspecto rendado (rash reticular).

Os pacientes podem apresentar recorrência do rash durante semanas ou meses, após contato com água quente, exposição ao sol, estresse ou exercício físico intenso.

Escarlatina

A escarlatina é uma infecção bacteriana causada pelo Streptococcus beta hemolítico do grupo A. Ela acomete principalmente crianças em idade escolar (5 a 15 anos).

Apresenta-se com febre alta e garganta inflamada. Após 1 a 2 dias, surge o rash cutâneo maculopapular, que se inicia na cabeça e se espalha por todo o corpo. A pele tem uma característica de “lixa”.

O tratamento da escarlatina é feito por meio de antibióticos.

E o que fazer quando surgem manchas vermelhas no corpo?

No caso de aparecimento de manchas vermelhas na pele da criança, não hesite em consultar o pediatra. Somente ele fará o diagnóstico certo do seu filho e indicará as melhores opções de tratamento.

Para saber mais, leia o guia completo sobre manchas vermelhas no corpo:
EXANTEMA: guia para decifrar as manchas vermelhas no corpo da criança.

E aí, gostou do texto? Para ler mais conteúdos como este, fique de olho em nosso Site e siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram)! Estamos te esperando.

Texto originalmente publicado no portal Convite à Saúde

Arquivos

Posts recentes

Comentários

    Redes Sociais